Grande promessa

Por Helenice Castro


Nelson Félix, vocalista e percussionista, carioca da Vila da Penha, salgueirense, pesquisador de música, admirador de vários gêneros, é uma das grandes promessas do samba nacional.

Ainda adolescente, já em Brasília, deu início à carreira musical como vocalista do grupo Papo Furado, interpretando sambas de raiz, numa época em que o gênero tinha poucos adeptos e andava meio esquecido.

Como vocalista, já se apresentou em palcos importantes da cidade como o Teatro da Caixa, o Clube do Choro de Brasília, o Feitiço Mineiro. Profissionalizou e se tornou conhecido e respeitado pelo público freqüentador das rodas de samba da Capital Federal.

Como percussionista, acompanha regularmente a constelação das excelentes cantoras de samba da cidade, revelando estreita intimidade com os instrumentos percussivos e exibindo sua herança musical com a naturalidade própria dos que têm o samba correndo nas veias.

Cantando, apresenta repertório pautado no samba de raiz, interpretando obras de imortais sambistas como Geraldo Pereira, Noel Rosa, Wilson Batista, Candeia, Jovelina Pérola Negra e de outros ícones contemporâneos como Monarco, Paulinho da Viola e Jorge Aragão.

O primeiro contato com as teorias da música foi na Escola de Música de Brasília. Da prática, isso ele já sabia. Nascido no berço do samba, filho de percussionista, sua relação com o gênero iniciou-se ainda nas fraldas, quando acompanhava o pai, na época, percussionista da Beth Carvalho, em encontros informais, em festas na casa da cantora, nos já famosos natais quando Beth ainda morava em apartamento e já reunia o pessoal mais chegado do samba e nos primeiros natais na casa da Gávea, lá estava o “garoto sorriso” - como era chamado pelos amigos do pai, Elizeu Félix.

Além do DNA e da influência do meio, cresceu rodeado de instrumentos - ferramentas de trabalho do pai - que eram o seu brinquedo preferido. Ao menor descuido, lá estava ele com baquetas, tamborins, chocalhos, agogôs, ganzás e pandeiros em seus primeiros ensaios.

0 suas idéias: