As Canções do Poeta Geraldo Carneiro


Julinho Bittencourt


Apesar de lançado há pouco mais de um ano, vale ainda o comentário sobre o disco "Gozos da Alma", do poeta e letrista Geraldo Carneiro.Trata-se de um apanhado de algumas canções inéditas e outras consagradas, feitas com vários parceiros e interpretadas por diversos cantores e arranjadores. O álbum traz ainda o livreto "À Flor da Língua", com poemas do autor.


Geraldo Carneiro é um excelente poeta carioca que, desde a década de 70, é muito ligado à música, mais exatamente ao que há de mais fino nanossa produção. E neste rigor formal estão incluídos Egberto Gismonti, Olívia Byington, o grupo A Barca do Sol, Francis Hime entre outros."Gozos da Alma" é uma pequena e significativa amostra das canções queo poeta letrou e vice e versa. Tem o mérito, por exemplo, de ser oautor da letra que originou a melodia de "Palhaço", de EgbertoGismonti, um dos mais belos temas da carreira do conhecido multi-instrumentista.


A versão de "Palhaço" apresentada em "Gozos da Alma" é uma regravação da mesma Olívia Byington que a cantou na época, desta vez acompanhadapelo pianista Marcos Nimrichter. Olívia canta ainda "Lady Jane", bela canção feita em parceira com seu irmão Nando Carneiro, que talveztenha sido o maior sucesso, tanto da cantora quanto do letrista.Olívia volta ainda em "Olha a Lua", feita sobre melodia do maestroJohn Neshling (é isso ai sim, o mesmo da OSESP) e em "Luz do Tango", sobre melodia de Astor Piazzolla. Como se pode perceber, o poeta sabe escolher seus parceiros.


Com Neshling, Geraldo compôs, entre outras, o chorinho "Rita Baiana", para o filme "O Cortiço", cantada na época e agora também brilhantemente por Zezé Mota. No desfile de maestros parceiros se destaca Francis Hime em três grandes momentos do disco. Logo de saída com a linda "Gozos da Alma", interpretada e arranjada pelo próprioFrancis, o luxo de canção "O Amor Passou", ainda com Francis e também"Lundu", o primeiro movimento da Sinfonia do Rio de Janeiro de São Sebastião, neste disco cantada por Lenine.


Outro ilustre maestro que teve melodia sua letrada por Geraldo foi Wagner Tiso. O resultado foi a bela "A Flor e o Cais", aqui cantadapor Danilo Caymmi. Outra boa surpresa do disco é "Falta-me Você", antiga melodia de Jacob do Bandolim letrada por Geraldo Carneiro, aqui cantada por Olívia HIme e arranjada por Francis Hime. Outro clássicode Geraldo Carneiro é "Choro de Nada", em parceria com Eduardo Souto,esta canção já foi gravada por Toquinho e Vinícius e também por nada menos que Tom Jobim.


Agora, pra quem imagina que Geraldo Carneiro só é prestigiado por maestros e afins, vai se surpreender com "A Aquarela Dela", emparceria com o Afroreggae.


Ai está, "Gozos da Alma", de Geraldo Carneiro. Um talento e tanto pra ser guardado e reconhecido.

0 suas idéias: